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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 649-1

Poster (Painel)


649-1

A regulação exercida pelos processos seletivos das universidades sobre os currículos de física da escola básica: estudo comparativo entre questões de física do ENEM e de um programa de ingresso em universidade pública.

Autores:
Moreto C. B.1, Pereira I. L.1, Menezes P. H. D.1
1 UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora

Resumo:
Neste trabalho apresentamos um estudo comparativo entre questões de física das provas do Enem e de um programa de ingresso próprio de uma universidade pública da região sudeste do Brasil. Para isso analisamos as questões das provas desses exames, aplicadas no período de 2012 a 2014, que foram organizadas e classificadas de acordo com as seguintes categorias: Grande área da física; Subárea; O que está sendo cobrado na subárea; e o Tipo de questão: quantitativa, semi-quantitativa ou conceitual. Além disso, foram feitas análises qualitativas de questões dos temas mais recorrentes e uma análise dos propósitos do Enem e do programa de ingresso, indicados em suas referências normativas. Com isso foi possível estabelecer um paralelo entre esses propósitos e as avaliações dos dois exames para verificar a coerência entre aquilo que é proposto e o que é, de fato, cumprido.

Palavras-chave:
 Ensino de Física, Enem, Vestibular, Currículo escolar