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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 646-1

Poster (Painel)


646-1

Avaliação escolar em Física: uma análise das pesquisas em Educação em Ciências

Autores:
Dijalmary Chas1, Martins, A. A.1
1 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2 UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Resumo:
A avaliação escolar se constitui em um objeto de pesquisa permeado de contradições e de processos não consensuais, sendo necessário compreender as proposições das diferentes perspectivas teóricas em face de suas possíveis implicações no cotidiano escolar. Resultante de uma pesquisa em andamento, este trabalho objetiva identificar de que modo as abordagens avaliativas (MIZUKAMI, 1986) se expressam em teses e dissertações sobre a avaliação escolar em Física defendidas em programas de pós-graduação em Educação em Ciências entre 1996 e 2016. Foram encontrados vinte e quatro trabalhos, seis teses e dezoito dissertações, revelando, inicialmente, um baixo número de pesquisas acadêmicas sobre a temática. Após análise e categorização, verificou-se que sete trabalhos abordam práticas de avaliação correspondente à abordagem tradicional, cinco produções referem-se à abordagem cognitivista, oito à abordagem sociocultural e quatro trabalhos correspondem à abordagem comportamentalista, não se percebendo trabalhos na perspectiva humanista.

Palavras-chave:
 avaliação escolar, abordagens do processo ensino-aprendizag, ensino de Física