Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 640-1

Poster (Painel)


640-1

Efeito fotoelétrico - Uma abordagem experimental para o Ensino de Física Moderna

Autores:
Karine Prado1, Assis.A1, Silmar A. Travain1
2 UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

Resumo:
Neste artigo, analisou-se a aplicação de uma sequência de aulas sobre Efeito Fotoelétrico, com alunos de uma sala da 3ª série do Ensino Médio, em uma escola da rede estadual de ensino localizada no Vale do Paraíba. Essa sequência foi aplicada pelo professor de física, em um total de sete aulas em cinco encontros semanais, por meio de duas estratégias de ensino: aula dialogada e atividade experimental. A abordagem do conteúdo se deu mediante a participação ativa dos alunos, levando-se em consideração as suas concepções iniciais, de modo a propiciar a reflexão, o questionamento e a discussão sobre os conceitos envolvidos no experimento. Os resultados desta pesquisa mostraram que a realização de uma aula dialogada propiciou a interação alunos-professor e alunos-experimento, que viabilizou a participação dos alunos de forma crítica, reflexiva e investigativa, bem como o interesse pela compreensão do conceito utilizado no experimento de forma articulada ao seu cotidiano.

Palavras-chave:
 Instrumentação, Física Moderna, Ensino, CTS