Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 637-1

Poster (Painel)


637-1

ANÁLISE DAS PERGUNTAS E CONVERSAS DE APRENDIZAGEM EM VISITAS MONITORADAS

Autores:
Pereira, M.1, Piveta, M.A.1, Oliveira, T. L. S.1, Motokane, M. T.1
1 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
O trabalho teve como objetivo analisar diferentes tipos de visitas monitoradas por meio da classificação das perguntas da monitora e das falas dos visitantes. Os tipos de visitação foram classificados de acordo com categorias propostas por Grinder e McCoy (1998). Para analisar as perguntas da monitora foi utilizada a ferramenta proposta por Machado e Sasseron (2012) e as falas dos alunos foram classificadas com o uso das categorias de conversas de aprendizagem (ALLEN, 2002). Nas monitorias do tipo visita-palestra, as perguntas sobre dados e as conversas perceptivas foram as mais frequentes. Já nas visitas classificadas como do tipo discussão dirigida, as perguntas exploratórias sobre o processo e as conversas conceituais foram as mais frequentes. Os resultados indicam que as análises do tipo de mediação e das classes de perguntas são instrumentos interessantes para entender a mediação do monitor e como ela influencia o perfil de conversas de aprendizagem dos visitantes.

Palavras-chave:
 espaços não formais de ensino, conversas de aprendizagem, categorias de perguntas