Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 635-1

Poster (Painel)


635-1

Indicadores de interdisciplinaridade em um grupo de estudos: uma reflexão ao ensino de temas ambientais na formação inicial de professores

Autores:
Martins, Giselle Alves1, Souza, Paula de Oliveira1, Paulon, Gabriel Santos1,1, Brando, Fernanda da Rocha1,1, Bonzanini, Taitiâny Kárita2
1 FFCLRP/USP - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto , 2 ESALQ/USP - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz,

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições sobre a criação de um grupo de estudos interdisciplinares, voltado às questões ambientais, na formação inicial de professores de Ciências Naturais. A construção das atividades do grupo foi norteada por cinco indicadores elaborados pelos pesquisadores com base na literatura sobre as principais características da interdisciplinaridade no contexto do ensino. As atividades realizadas foram: quatro seminários teórico-práticos sobre questões ambientais e a preparação de um jardim comestível. Os dados coletados por meio dessas atividades permitem inferir que a intervenção complementar à formação inicial dos estudantes contribuiu positivamente aos futuros professores, favorecendo a formação de sujeitos mais críticos e reflexivos, preparados para debaterem questões que envolvam, além de conteúdos científicos, diferentes aspectos como políticos, econômicos, sociais e ambientais.

Palavras-chave:
 Educação Ambiental, Interdisciplinaridade, Proposta didática


Agência de fomento:
Santander Universidade/USP