Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 627-1

Poster (Painel)


627-1

FORMAÇÃO INICIAL E SUBJETIVIDADE DOCENTE NO CENTRO DE CIÊNCIAS E PLANETÁRIO DO PARÁ

Autores:
YANO, V. T.1, ALVES, J. M.1, CUNHA, A. L. R. S.1
1 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 2 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ, 3 UFPA - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Resumo:
Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado que teve como objetivo compreender os sentidos subjetivos produzidos por monitores em um espaço de educação não-formal, o Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPP). Apresentamos os resultados de dois sujeitos a partir de informações adquiridas através de questionário, complementos de frases e redação. Construímos indicadores de sentidos subjetivos a partir das expressões de cada sujeito aos diferentes instrumentos. Embora apresentem diferentes configurações de sentidos subjetivos, os formandos afirmam que o estágio no CCPP contribui para a sua formação, em seus planos para o futuro motivando à prática docente, na criação de metodologias alternativas articulando teoria e prática, na construção de sua identidade profissional e interação entre orientador, colegas e com diferentes tipos de público. Além disso, o estágio prepara o futuro professor para estabelecer uma relação produtiva entre espaços de educação formal e não-formal.

Palavras-chave:
 Estágio no ensino, Espaço de educação não-formal, Sentidos subjetivos