Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 626-1

Poster (Painel)


626-1

Apropriação discursiva em Física Quântica: a análise de padrões temáticos de interações discursivas em um curso de formação de professores

Autores:
Netto, J. S.1,2, Cavalcanti, C. J. H.2, Ostermann, F.2
1 IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este trabalho apresenta resultados de uma pesquisa que investiga o processo de apropriação discursiva do conceito de complementaridade onda-partícula no contexto de um curso de formação de professores de Física. Tomando como marco teórico-metodológico a teoria da mediação de Vygotsky e a filosofia linguística de Bakhtin, estudantes de uma disciplina de Física Moderna realizaram atividades de simulação computacional no Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder, mediadas por roteiros, explorando o fenômeno da interferência quântica. A partir dos enunciados dos estudantes, realizamos uma análise das relações semânticas com base na noção de padrão temático de Lemke. A mediação pelo software e roteiro exploratório exerceu um papel fundamental na negociação de padrões temáticos entre os estudantes. Nossas análises mostram que isso contribuiu tanto para o acréscimo de itens temáticos ao discurso quanto para a modificação de relações semânticas, como ocorre com a noção de probabilidade, essencial para a compreensão da complementaridade onda-partícula.

Palavras-chave:
 padrões temáticos, Física Quântica, formação de professores, apropriação discursiva, Interferômetro Virtual de Mach-Zehnder


Agência de fomento:
CNPq e Capes