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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 621-1

Poster (Painel)


621-1

A leitura de representações imagéticas sob a concepção de observação de Norwood Hanson e sob o olhar do relativismo de Paul Feyerabend

Autores:
Letícia Jorge1, Luiz O. Q. Peduzzi1
1 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
O objetivo do presente trabalho é trazer algumas reflexões epistemológicas sobre a leitura de imagens como uma ferramenta a ser incorporada à prática pedagógica de professores em formação. Discute-se sob o viés epistemológico relativístico de Feyerabend e das concepções de observação e interpretação propostas por Hanson, os múltiplos olhares que se pode ter ao contemplar certas representações imagéticas. Ao reconhecer a limitação de todo e qualquer método, ao valorizar todas as formas de conhecimento e ao conviver com divergências e distintos posicionamentos, pode-se criar um ambiente mais propício para a formação de cidadãos críticos e em maior sintonia com questões científicas e culturais. Espera-se, assim, que os professores possam ter uma visão e postura mais plural e inventiva em sua práxis, e que as levem aos seus alunos.

Palavras-chave:
 formação docente, imagens, interpretação, observação hansoniana, relativismo feyerabendiano