Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 614-1

Poster (Painel)


614-1

Ensino de Ciências inclusivo para alunos com Transtorno do Espectro Autista e o uso de Sequências Didáticas.

Autores:
Marcella Xavier1, Bruno Yuri1, Paloma Rodrigues1
1 UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá

Resumo:
O presente artigo objetiva externar resultados parciais de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do projeto de extensão “Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências” realizado pelo grupo de pesquisa “Núcleo de Estudos em Formação Docentes, Tecnologia e Inclusão - NEFTI” da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). O projeto consiste em desenvolver Sequências Didáticas de Ciências para alunos da Educação Especial. Este visa assistir a inclusão educacional e contribuir para a formação de alunos dos cursos de licenciatura da UNIFEI. Assim, este trabalho apresentará a análise das atividades desenvolvidas, através da elaboração de sequências didáticas, para um aluno com Transtorno do Espectro Autista, relacionadas a Química, com o intuito de minimizar suas dificuldades de aprendizagem, relacionando os conteúdos a padrões de interesse do aluno. A partir da observação das aulas práticas notou-se que os encontros em ambientes diferentes dos convencionais estimularam o interesse do aluno, facilitando sua aprendizagem dos conteúdos trabalhados.

Palavras-chave:
 autismo, inclusão, sequências didáticas, transtorno do espectro autista