Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 610-1

Poster (Painel)


610-1

Concepções sobre experimentação de alunos do Ensino Fundamental: Motivando a aprendizagem das ciências.

Autores:
Silva, E.1, Orozco, Y. 1
1 UFAC - Universidade Federal do Acre

Resumo:
A experimentação, processo considerado fundamental para a construção dos conhecimentos científicos e para o ensino e a aprendizagem das ciências, apresenta dificuldades para ser abordada nas aulas de ciências, relacionadas com a falta de espaços e recursos, e concepções limitadas que alguns professores possuem sobre esse processo. O objetivo do trabalho foi caracterizar as concepções sobre experimentação de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, após a participação numa proposta de ensino de conteúdos científicos privilegiando o aspecto motivacional. Foram analisados os depoimentos dos estudantes nos relatórios realizados nas experiências. Foi constatado que os alunos construíram concepções de experimentação como sinônimo de atividade física ou de manipulação, sem uma relação direta com a reflexão conceitual. Aspecto que favorece seu interesse em participar mais, mas gera um distanciamento entre teoria e prática, diálogo necessário para a construção do conhecimento cientifico.

Palavras-chave:
 Concepções dos alunos, Experimentação, Motivação das aprendizagens