Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 599-1

Poster (Painel)


599-1

A Natureza da Ciência (NdC) em pesquisas em educação em ciências: investigando os anais do X ENPEC (2015)

Autores:
Marsílvio Gonçalves Pereira1,2, Silvia Trivelato2
1 DME/CE/UFPB - Depto. de Metodologia da Educação/CE/UFPB, 2 FEUSP - Faculdade de Educação-Universidade de São Paulo

Resumo:
Este estudo é parte de uma pesquisa mais ampla que investiga produções acadêmicas sobre Natureza da Ciência (NdC). Esta pesquisa, de natureza bibliográfica, identificou e analisou 33 artigos sobre NdC publicados nos anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (X ENPEC) no ano de 2015. A caracterização dos trabalhos se deu através dos seguintes descritores: linhas temáticas, área do conteúdo, focos temáticos, nível escolar, contexto educacional e procedimentos metodológicos de investigação. Os resultados evidenciam que os focos temáticos estão relacionados a concepções de NdC e ciência entre alunos e professores e em materiais e livros didáticos; e que os trabalhos são focados principalmente no Ensino Médio e Ensino Superior. A maior parte das pesquisas se realiza em ‘História, Filosofia e Sociologia da Ciência na Educação em Ciências’ e que as áreas de conteúdo de Ciências, Química, Física e Biologia têm merecido atenção dos pesquisadores.

Palavras-chave:
 estado da arte, natureza da ciência, educação em ciências, produções acadêmicas


Agência de fomento:
CNPq