Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 592-1

Poster (Painel)


592-1

As histórias em quadrinhos no Ensino de Física: uma análise das produções acadêmicas

Autores:
CHICÓRA, T.1, CAMARGO, S. 1
1 UFPR - Universidade Federal do Paraná

Resumo:
As histórias em quadrinhos (HQ) constituem uma forma narrativa que vem, há bastante tempo, divertindo e informando seus leitores. Recentemente, documentos que orientam o ensino reconheceram o potencial educacional da linguagem quadrinhística, contribuindo para a inserção da mesma em livros didáticos e materiais educacionais. Nesse sentido, buscamos analisar, de maneira qualitativa, a finalidade educacional atribuída às HQ em artigos que apresentam os quadrinhos como proposta para o ensino de Física. Para tanto, utilizamos como metodologia a análise textual discursiva (ATD) que nos permitiu efetuar a categorização dos trabalhos. Através da categorização foi possível verificar que há convergência entre os autores, sobre os motivos pelos quais o uso desta linguagem no ensino se mostra relevante. Os resultados apontam que a utilização das HQ pode proporcionar diversos benefícios para o ensino, contanto que o professor defina seus objetivos e faça uma seleção criteriosa do material.

Palavras-chave:
 histórias em quadrinhos, ensino-aprendizagem, ensino de Física