Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 589-1

Poster (Painel)


589-1

As Estratégias e dinâmicas discursivas utilizadas por duas professoras de química da educação básica.

Autores:
Oliveira, S.C.M.1, SILVA, P.S1
1 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Este artigo analisa as estratégias e dinâmicas discursivas utilizadas por duas professoras de química do ensino médio na construção dos significados dos estudantes. Para isso buscou-se identificar as classes de abordagem comunicativa presentes nas aulas, os tipos de perguntas e os padrões de interação em cada tipo de discurso. Identificou-se a predominância da abordagem interativa/de autoridade com momentos interativo/dialógico ou caráter dialógico, o que apontou certa dificuldade das professoras em promover a dialogia. No entanto, deve-se ressaltar a importância de todas as abordagens no processo de construção de significados, cabendo ao professor planejar suas aulas buscando oportunizar todas as classes de abordagem comunicativa e, sempre que possível, promover a dialogia, permitindo aos estudantes expressarem suas ideias e opiniões.

Palavras-chave:
 abordagem comunicativa, discurso de autoridade, discurso dialógico