Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 587-1

Poster (Painel)


587-1

Aulas de ciências em uma escola bilíngue de surdos em São Paulo: possibilidades e desafios

Autores:
Crittelli, B. A.1, Dominguez, C. R. C.1
1 USP - universidade de são Paulo

Resumo:
O papel do professor é ser bem rigoroso no que se refere ao cuidado para não transmitir informações equivocadas sobre os conteúdos a ser ensinados, especialmente no que diz respeito ao uso de alguns materiais bilíngues para surdos, uma vez que os equívocos podem trazer consequências tanto para o aprendizado de alunos surdos como de alunos ouvintes. (ALVES; PEIXOTO; LIPPE, 2013). O objetivo do estudo é analisar a interação entre o aluno surdo e professor ouvinte e como ocorre o processo de aprendizagem de ciências com o uso da Libras. A partir de dados obtidos em uma Escola Bilíngue para surdos, analisou-se aulas com foco em assuntos biológicos. Pôde-se perceber que os alunos se apropriaram da linguagem científica representando os processos biológicos estudados nas atividades avaliativas.

Palavras-chave:
 ensino de biologia, ensino de surdos, educação bilíngue, Libras


Agência de fomento:
CAPES