Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 582-1

Poster (Painel)


582-1

Construindo saberes da experiência no início da carreira docente

Autores:
SANTOS, Lílian Gleisia Alves dos1,2, CARMO, Edinaldo Medeiros1
1 UESB - Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, 2 IFNMG - Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Resumo:
A temática desta pesquisa situa-se no campo dos saberes docentes e teve como objetivo compreender o processo de produção dos saberes experienciais por professores de Ciências e Biologia no início da carreira profissional. Teoricamente, dialoga com os estudos relacionados aos saberes decentes produzidos no exercício da profissão. A tomada dos dados se deu por meio de entrevista semiestruturada delineada a partir do objeto de estudo e analisados pela técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que a produção dos saberes profissionais por professores iniciantes requer o conhecimento das variadas situações que circunscrevem o espaço escolar. Para lidar com tais situações, os professores procuram conhecer as características e cultura dos envolvidos, mediante processo de observação e interação, produzindo, na prática pedagógica, modos de fazer que constituem o saber da experiência.

Palavras-chave:
 iniciação à docência, modos de fazer, saber da experiência