Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 575-1

Poster (Painel)


575-1

A Formação do Pedagogo e o Ensino de Ciências: Uma Reflexão a Partir do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia de Uma Faculdade Privada do Interior do Espirito Santo

Autores:
Guisso, S.M1, COELHO, G. R.1
1 UFES - Universidade Federal do Espirito Santo, 2 UFES - Universidade Federal do Espirito Santo

Resumo:
O estudo se propõe investigar como o ensino de ciências está inserido no curso de pedagogia de uma faculdade privada do interior do Espírito Santo. Essa investigação foi fundamental para refletirmos sobre as implicações para o ensino de ciências na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, já que é o pedagogo o profissional que atua nessas etapas da educação básica. A pesquisa teve caráter qualitativo e como técnica de produção de dados optamos pela analise documental, que, neste estudo, se constituiu na análise do Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia. Como principais resultados evidenciamos que a proposta Pedagógica do Curso contempla disciplinas diferenciadas, sendo a Educação Ambiental e a Biologia Educacional disciplinas adicionais que trabalham o ensino de ciências, além disso, outra característica observada é a interdisciplinaridade, praticada ao longo de todo o curso, o que demonstra que as disciplinas não se constituem como blocos isolados de conteúdos.

Palavras-chave:
 educação em ciências, formação do pedagogo, disciplinas específicas em ciências