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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 574-1

Poster (Painel)


574-1

A autoria coletiva na produção de Currículo Interdisciplinar: um processo de formação de professores

Autores:
andreia rosa de avila de vasconcelos1, JAQUELINE RITTER1, OTAVIO ALOISIO MALDANER2
1 FURG - UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE, 2 UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio GRande do

Resumo:
O desenvolvimento dos conteúdos escolares pela situação de estudo (SE) interdisciplinar é um meio favorável para estimular a autoria docente na produção curricular. Parcerias que atuam na interface universidade e escola apresentam potencial de apontar novas abordagens curriculares. Pergunta-se, qual o potencial do currículo organizado com base em abordagens temáticas na área do conhecimento? Qual seu potencial formativo, quando produzido na interface universidade e escola? O objetivo deste trabalho consistiu em identificar as potencialidades e dificuldades enfrentadas pelo grupo de pesquisa ao subsidiar teórica e metodologicamente a produção de currículo na escola por área do conhecimento na instituição de pequenos núcleos de pesquisa. Apresentam-se os primeiros resultados que sinalizam que: a produção curricular exige dos professores referenciais teóricos, problematização acerca do papel dos conteúdos, compreensões acerca da pesquisa como princípio e prática pedagógica, dentre outras exigências.

Palavras-chave:
 Autonomia, Currículo, Situação de Estudo


Agência de fomento:
CNPq