Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 571-1

Poster (Painel)


571-1

AS ATIVIDADES PRÁTICAS COMO SITUAÇÕES DE MODELAGEM DIDÁTICA E CONSTRUÇÃO DE SABERES DOCENTES NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

Autores:
PEDRO, A.1, BASTOS, F.1, LABARCE, E.C.2
1 UNESP/BAURU - Universidade Estadual Paulista , 2 UEMS/COXIM - Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul

Resumo:
O presente trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa de formação continuada de professores, na qual as atividades práticas foram utilizadas como deflagradoras de discussões sobre aspectos relacionados ao Ensino de Ciências. Utilizamos como estratégia a modelagem didática na formação de professores, a qual se caracteriza por colocar o professor em situação de vivência de determinada prática pedagógica. A metodologia de coleta de dados foi qualitativa e incluiu a observação participante, com os dados sendo coletados por meio de notas de campo e posterior elaboração de relatórios de observação. Os resultados sugerem que as atividades práticas podem ser utilizadas no processo de modelagem didática na construção e reconstrução de saberes docentes.

Palavras-chave:
 atividades práticas, formação de professores, modelagem didática, saberes docentes