Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 562-1

Poster (Painel)


562-1

Elementos mediadores para a retomada de conhecimento científico escolar

Autores:
Marta Maximo 1, Maria Lucia Abib2
1 CEFET/RJ NOVA IGUAÇU - Centro Federal de Educ. Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, 2 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo:
Pesquisas em ensino de ciências apontam que os alunos têm dificuldades de retomar conhecimentos de Física. Consideramos que tais retomadas são feitas por meio de elementos mediadores. Segundo a perspectiva vigotskiana, memórias mediadas são acessadas por intermédio de elementos mediadores. O objetivo deste trabalho é identificar os elementos mediadores que os alunos utilizam para retomar conhecimento científico escolar em Física com o qual já tiveram contato. Investigamos uma turma de Ensino Médio de uma instituição federal de ensino. Durante seis meses, atividades investigativas foram realizadas com os estudantes. Um ano depois, foram aplicadas com eles atividades de retomada dos conhecimentos ensinados. Verificamos que eles retomaram conhecimento científico escolar usando alguns elementos mediadores, tais como: modelos matemáticos, experimentos realizados em perspectiva investigativa, exemplos dados pelo professor, entre outros. Acreditamos que conhecer os elementos mediadores pode ajudar o professor a elaborar seu ensino para afetar positivamente a aprendizagem dos estudantes.

Palavras-chave:
 elemento mediador, memória mediada, conhecimento científico escolar