Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 558-1

Poster (Painel)


558-1

Abordagem Temática no Ensino de Astronomia: Contribuições da História da Ciência

Autores:
Moreira1, Proença1
1 CEFET-MG - Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Resumo:
Esta pesquisa consistiu de uma revisão bibliográfica orientada pelo objetivo de identificar, na História da Ciência, temas geradores a partir dos quais possa ser elaborada uma sequência de ensino de Astronomia. O corpus da pesquisa foi constituído de 13 artigos escolhidos a partir de uma revisão de revistas brasileiras da área de Educação em Ciências e História da Ciência. A análise de conteúdo desse corpus identificou os seguintes temas: concepções de Newton sobre força; o conceito de galáxia; modelos cosmológicos; Revolução Copernicana; os métodos de Galileu; teoria da gravitação; movimento relativo; determinação do raio da Terra; origem do universo. Criar ambientes de aprendizagem que promovam com os estudantes uma reflexão sobre aspectos da Natureza da Ciência foi apresentado como principal justificativa para a introdução da Historia da Ciência no ensino médio e superior e como critério para delimitação dos temas vinculados à Astronomia.

Palavras-chave:
 ensino de astronomia, abordagem temática, CTS


Agência de fomento:
FAPEMIG