Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 546-1

Poster (Painel)


546-1

A relação ecológica inseto-planta numa perspectiva intercultural. Usando desenhos para identificar as concepções de estudantes agricultores

Autores:
Robles-Piñeros Jairo1,2,3, Baptista, G. C. S.2, Ayala, A. C.3
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UEFS - Universidade Estadual de Feira de Santana, 3 UFBA - Universidade Federal da Bahia

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados das análises das concepções sobre a relação ecológica inseto-planta através de desenhos esquemáticos feitos por estudantes agricultores de uma escola pública do Município de Coração de Maria, Bahia, Brasil. Foram realizadas entrevistas aos participantes da pesquisa, perguntando lhes sobre o que sabiam e sentiam das relações entre os insetos e as plantas os seus contextos agrícolas cotidianos. Os desenhos foram analisados e categorizados na perspectiva de representatividade cultural e do entendimento conceitual, encaminhadas a identificar diferentes relações ecológicas, assim como o nível de representação dos desenhos e a quantidade de informação oferecida. Os resultados mostraram que os estudantes possuem uma bagagem de conhecimentos sobre algumas relações entre insetos e as plantas, e alguns deles aproximam-se ao uso conceitual nas suas representações. Conclui-se, que este tipo de exercício serve como ferramenta para a identificação das concepções na hora do processo de ensino da ecologia

Palavras-chave:
 Desenho, Educação cientifica intercultural, Ensino da ecologia, Relações ecológicas


Agência de fomento:
FAPESB