Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 531-1

Poster (Painel)


531-1

As possibilidades e limites da Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Física no curso Técnico Integrado em Alimentos.

Autores:
Maia, D.R.A1, DITZEL, D. G1
1 UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa

Resumo:
O objetivo desse trabalho é discutir estratégias que promovam a Alfabetização Científica e Tecnológica no ensino de Física no ensino médio profissionalizante a partir da vivência de um processo de investigação-ação educacional de vertente emancipatória desenvolvido nas disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado em Ensino de Física I e II. Foram analisados os registros das observações das aulas ministradas, as redes conceituais e as atividades educacionais desenvolvidas. Os resultados dessa pesquisa apontam a necessidade de mudança na concepção de ensino de Física que permeiam os currículos de cursos profissionalizantes, de pensar um ensino que articule a interdisciplinaridade, a contextualização, a partir das implicações da relação CTSA e da problematização de conceitos por meio do funcionamento, fabricação e destino de objetos técnicos. Essas estratégias nos apontam um caminho para que os conhecimentos científicos educacionais sejam incorporados à cultura dos envolvidos possibilitando-os tomar decisões, agir criticamente na sociedade e na sua profissão.

Palavras-chave:
 : alfabetização científica e tecnológica, ensino de física, educação profissionalizante, investigação-ação educacional