Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 520-1

Poster (Painel)


520-1

A educação em ciências e a perspectiva de gênero

Autores:
Almeida, E. A. E.1, Franzolin, F.1
1 UFABC - Universidade Federal do ABC, 2 UFABC - Universidade Federal do ABC

Resumo:
Este trabalho investigou as concepções das meninas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental sobre a possibilidade das mulheres atuarem nas carreiras científicas, como é o seu comportamento nas aulas de Ciências e quais assuntos do seu interesse para estudo se relacionam com os temas científicos. A organização e o planejamento das atividades desta pesquisa se pautaram na Pesquisa-Ação. A análise dos dados foi de cunho predominantemente qualitativo. Após a investigação dos dados, verificou-se que as meninas reconheceram as mulheres como cientista, porém, predominou a ideia de que tal carreira é empreendida por homens. Ademais, elas indicaram interesse por temas relacionados às Ciências, ainda assim, conforme as categorias estabelecidas para a análise de sua postura, tem-se que a sua interação foi menor na sala de aula, em relação à interação dos meninos.

Palavras-chave:
 ensino de ciências, gênero, percepção da ciência