Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 518-1

Poster (Painel)


518-1

Indicadores de Alfabetização Científica: uma análise do Módulo de Osteologia e Morfologia do Museu de Anatomia Veterinária (MAVUSP)

Autores:
Graziele Scalfi1, Cynthia Iszlaji2, Barbara Milan1, Martha Marandino1
1 FE-USP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2 MMB - IBU - Museu de Microbiologia do Instituto Butantan

Resumo:
A Alfabetização Científica (AC) é um processo que ocorre ao longo da vida em espaços educativos distintos, como os museus de ciências, que propiciam a interação do visitante com o conhecimento científico. Este trabalho analisou o módulo de Osteologia e Morfologia do Museu de Anatomia Veterinária da USP (MAVUSP) à luz dos Indicadores de AC. De abordagem qualitativa, a coleta de dados foi realizada por meio de observação e entrevista; a análise foi realizada com base na ferramenta teórico-metodológica dos indicadores de AC aplicados no módulo expositivo, no roteiro de monitoria e na entrevista com o chefe de seção do museu. Os resultados revelam que todos os indicadores foram contemplados, sendo o Indicador Interface social mais presente no discurso expositivo e na entrevista. Já o indicador Estético/Afetivo/Cognitivo foi mais evidenciado no roteiro. Conclui-se que a exposição analisada tem potencial para contribuir com o processo de AC do público.

Palavras-chave:
 alfabetização científica, indicadores, museus universitários, exposições