Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 500-1

Poster (Painel)


500-1

Discussão de gênero como questão sociocientífica

Autores:
Jéssica Carolina Paschoal de Macedo1, Nataly Carvalho Lopes1
1 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos, 2 UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos

Resumo:
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da análise das atividades realizadas pelo grupo de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID)/CAPES, do subprojeto de Física da Universidade Federal de São Carlos, que atuam em uma escola da rede pública de ensino no município de Araras. As atividades propostas pelo grupo visam desenvolver nos estudantes um olhar crítico sobre as questões que os cercam. Com isso, nesse trabalho, buscamos identificar e analisar situações vivenciadas pelo grupo ao longo de um ano de atividades, que em nossa visão, apresentam as potencialidades e limitações das discussões de gênero nas escolas, e por meio disso, contrapondo as ideias do Projeto de Lei do Senado nº 193, “Escola sem partido” propõe-se a inclusão de ambientes de desenvolvimento argumentativo nas salas de aulas, a fim de promover uma educação pública de qualidade a todos os estudantes.

Palavras-chave:
 Discussões de gênero, Ambiente escolar, QSC


Agência de fomento:
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES