Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 499-1

Poster (Painel)


499-1

As ligações entre os átomos e suas representações: dificuldades de futuros professores de ciências

Autores:
Moraes, C. A.1, Epoglou, A.1,2, Padim, D. F.3, Marques, N. P.1, Moraes, S. A. 1, Rocha, T. A. S.1
1 UFU - Universidade Federal de Uberlândia, 2 UFU - FACIP - Universidade Federal de Uberlândia, 3 UFOB - Universidade Federal do Oeste da Bahia

Resumo:
O ensino de ciências no Brasil tem sido ministrado desde os anos iniciais de escolarização, entretanto há uma predominância de assuntos oriundos da Biologia enquanto conceitos específicos de Química, por exemplo, aparecem em menor grau. Muitos dos futuros professores de ciências acabam estudando, na sua graduação, poucos conteúdos relacionados à Química, e quase sempre de forma superficial. Visando discutir conceitos de Química, foi oferecido um curso de extensão a alunos da Licenciatura em Ciências Biológicas. Os dados do curso levam à reflexão sobre as dificuldades enfrentadas pelos egressos dos Cursos de Ciências Biológicas para planejarem e desenvolverem atividades para o ensino de conceitos específicos da Química no Ensino Fundamental II. Além disso, observa-se a importância da utilização das diferentes representações para a compreensão do mundo submicroscópico.

Palavras-chave:
 ensino de Química, Ensino Fundamental II, ligação química


Agência de fomento:
FAPEMIG