Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 474-1

Poster (Painel)


474-1

A produção de sentidos por licenciandos em Física a partir da leitura de diferentes tipos de discursos.

Autores:
Brugliato, E.T.1, Almeida, M. J. P. M.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Este trabalho foi realizado com alunos do curso de licenciatura em Física no qual eles foram convidados a realizar a leitura de diferentes tipos de discursos e responder um questionário analisado com base na Análise de Discurso Pêcheutiana. Nosso objetivo foi mostrar aos licenciandos que o sentido produzido não é único, de forma que isso os motivasse a pensar sobre sua prática docente. Através dos questionários respondidos foi possível inferir que o livro didático permitiu maior produção de sentidos, e também causou maior repudio do leitor. Pensando na prática de ensino todos os alunos apresentaram sugestões de materiais para se trabalhar, nos oferecendo indícios de que refletiram sua prática. Apesar disso, é evidente a preocupação com o currículo a ser cumprido, de forma que, o uso de diferentes tipos de discursos ainda é visto como atividade “extra” e não como uma estratégia de ensino.

Palavras-chave:
 Formação Inicial, Licenciatura em Física, Produção de sentidos, Tipos de discurso


Agência de fomento:
CAPES