Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 466-1

Poster (Painel)


466-1

Abordagem de Temas em Componentes Curriculares: Revisão Bibliográfica na Educação em Ciências

Autores:
Hunsche, Sandra1, Silva, Édila Rosane Alves da1, Hirata, Janaína Midori1, Silva, Josiane Marques da1, Rosa, Tamiris Dias da1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Resumo:
O trabalho visa caracterizar práticas desenvolvidas no âmbito de componentes curriculares em cursos de licenciatura da área de Educação em Ciências (Biologia, Física e Química) no contexto brasileiro, que buscam formar professores para a Educação Básica com viés da abordagem de temas. Para tal, foi conduzida uma revisão bibliográfica nas atas dos principais eventos nacionais de pesquisa na área de Educação em Ciências no período de 2001 a 2016. Os artigos selecionados foram analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa são apresentados por meio de três categorias emergentes: (i) abordagem de temas em ementas de componentes curriculares; (ii) enfoque da abordagem de temas nos componentes curriculares; e (iii) ações interdisciplinares e coletivas. Aponta-se a presença de aspectos da abordagem temática em ementas, principalmente de componentes curriculares de cunho didático-pedagógico. Além disso, percebe-se pouca reflexão em relação ao processo formativo dos licenciandos nos artigos analisados.

Palavras-chave:
 formação inicial, abordagem temática, ensino de ciências