Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 461-1

Poster (Painel)


461-1

Estágio Supervisionado em Biologia: articulando formação de professores e Investigação Temática Freiriana

Autores:
Welton Oda1
1 UFAM - Universidade Federal do Amazonas

Resumo:
O presente estudo busca avaliar os resultados da adoção do processo de Investigação Temática Freiriana ao contexto de formação de professores durante o Estágio Supervisionado em Biologia, envolvendo escolas das redes públicas municipal e estadual de áreas rurais e urbanas da cidade de Manaus. Processos investigativos caracterizados como Levantamento Preliminar da Realidade foram realizados pelos licenciandos e os resultados destas pesquisas subsidiaram a emersão de Temas Geradores. Os resultados indicam que o processo contribuiu para que os estagiários pudessem compreender os princípios que balizaram sua atuação em sala de aula, mas não foi suficiente envolver os docentes das escolas, tampouco para dar aos Temas Geradores um status de centralidade no cotidiano escolar. Sugere-se que um maior envolvimento dos professores no processo formativo dos docentes e a participação de outros atores, como administradores e pedagogos, em ações futuras, possa contribuir para superar estas lacunas.

Palavras-chave:
 formação de professores, Paulo Freire, Investigação Temática, Ensino de Biologia