Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 450-1

Poster (Painel)


450-1

Ambientes virtuais como configurações de aprendizagem: análise de episódios interativo-discursivos em um curso técnico a distância

Autores:
FILGUEIRA, S.S1,2, SANTOS, R.S1,2
2 UEL - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA, 3 IFG - INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Apresentamos nesse artigo, resultados de uma pesquisa em andamento sobre aprendizagem em ambientes virtuais. Analisamos episódios interativo-discursivos em aulas de um curso técnico na área de ciências, desenvolvidas em um ambiente virtuai de aprendizagem (AVA). Foram realizadas, também, entrevistas com professores do curso. O referencial teórico-metodológico utilizado é a Análise Textual Discursiva, com categorias a priori, através da Matrix 3x3. As relações com o saber nos níveis epistêmico, pessoal e social se fizeram presentes em vários momentos, o que aponta para a categorização da Educação a Distância como uma configuração de aprendizagem.

Palavras-chave:
 Educação a Distância, Matriz 3x3, Aprendizagem on line