Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 445-1

Poster (Painel)


445-1

Desenvolvimento de uma metodologia para caracterização da resolução de problemas envolvendo representações visuais da estrutura tridimensional de moléculas

Autores:
Claudia Ayres3, Rodrigo A. Consoli1, Gustavo N. da Cruz1, Camila A. T. Cicuto2, Guilherme A. Marson1
1 IQ-USP - Instituto de Química - USP, 2 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa, 3 IF-USP - Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciência

Resumo:
O objetivo geral deste trabalho é desenvolver uma metodologia para análise de fatores que influenciam na interação de estudantes com representações tridimensionais de moléculas a partir do registro quantitativo de suas ações em ambiente virtual. Para tal, um protocolo com questionários, testes e o uso de um visualizador de estruturas moleculares tridimensionais foi criado e aplicado a uma amostra de 22 indivíduos com formação acadêmica diversa advindos de um cursinho pré-vestibular comunitário. Os dados obtidos indicam três subgrupos dentro desta amostra, inicialmente caracterizados pela pontuação que os mesmos obtiveram no teste de rotação mental (PVRot). Cada subgrupo apresenta características comuns quanto à resolução dos testes com o visualizador, sugerindo que o mesmo foi capaz de registrar as diferenças nesta habilidade visuoespacial. Ao mesmo tempo, o perfil das curvas obtidas nos testes indica a preservação das características de resolução de cada indivíduo.

Palavras-chave:
 visualização, habilidades visuoespaciais, representações visuais, três dimensões