Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 439-1

Poster (Painel)


439-1

Educação Infantil e Ensino de Ciências: um panorama de teses e dissertações brasileiras

Autores:
FERNANDES, K.L.S.1, FERREIRA, G. C. B.1, MANDAJI, K. C.1, COUTO, A. R. O.1, FERNANDES, R. C. A.1
1 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 2 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 3 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 4 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas, 5 UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Resumo:
Este trabalho é fruto do empenho de um grupo de educadoras e pesquisadoras da Educação Infantil do grupo de pesquisa Formar-Ciências da Faculdade de Educação da Unicamp, interessadas em conhecer as tendências da pesquisa sobre ensino de ciências para crianças. Partindo-se da questão “o que se pesquisa sobre ensino de ciências na Educação Infantil?”, desenvolvemos um trabalho do tipo Estado da Arte a partir da consulta ao acervo de teses e dissertações do Banco de Teses do Centro de Documentação em Ensino de Ciências (Cedoc). Localizamos 24 trabalhos que se dedicaram exclusivamente ao Ensino de Ciências na Educação Infantil e os analisamos com base em descritores específicos. De uma forma geral, tratam de análises de características e concepções de professores e alunos, proposição de práticas pedagógicas e desenvolvimento de processos formativos e reflexivos sobre o ensino-aprendizagem em ciências.

Palavras-chave:
 educação infantil, ensino de ciências, estado da arte, tendências da pesquisa