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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 433-1

Poster (Painel)


433-1

ENSINO DE CIÊNCIAS:QUESTÃO DE VIDA E MORTE

Autores:
Anderson Nunes Pinto1, Eliane Brígida Morais Falcão1
1 NUTES - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde

Resumo:
A Biologia é o campo da ciência que explica os fenômenos da vida e da morte e que compõe o currículo da formação básica dos estudantes. Entretanto, pesquisas demonstram que estudantes do ensino médio apresentam demandas que extrapolam os limites das ciências naturais. O objetivo desta pesquisa foi como compreender como estes estudantes representam a vida e a morte. Teve como sujeitos 115 estudantes da escola pública do município do Rio de Janeiro. Os dados foram coletados por meio de questionários semiabertos individuais e anônimos. A abordagem metodológica para análise e interpretação de dados foi o Discurso do Sujeito Coletivo cuja base conceitual é a Teoria das Representações Sociais. Os resultados mostraram a quase ausência de conteúdo científico, sendo o principal referencial a religião. A conclusão deste trabalho é que existe a necessidade de se discutir a abordagem destes temas no ensino médio de modo a promover adequações pedagógicas. CNPQ.

Palavras-chave:
 ENSINO DE CIÊNCIAS, MORTE, REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, VIDA


Agência de fomento:
CNPQ