Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 432-1

Poster (Painel)


432-1

Características e especificidades das dissertações do Mestrado Profissional em Ensino de Física da UFRGS

Autores:
Santos, V. F. D. 1, Massi, L.2, Villani, A. 3
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 3 USP - Universidade de São Paulo

Resumo:
Os mestrados profissionais em ensino são uma modalidade de pós-graduação voltada para a formação continuada dos professores. Na área de ensino de Ciências, ela existe há 14 anos, porém poucas pesquisas buscaram caracterizar seu perfil analisando suas produções. Neste trabalho apresentamos uma análise documental das dissertações do mestrado profissional em ensino de Física da UFRGS, buscando responder a seguinte pergunta: Quais características – autor e orientador do trabalho, ano, nível escolar e foco temático – essas dissertações apresentam? Foram analisados noventa resumos referentes ao período de 2004 a 2014. Observa-se predominância da atualização curricular da Física Clássica para a Moderna; utilização de tecnologia da informação; e cursos para formação continuada de professores. Essas constatações se mostram coerentes com a proposta formativa do mestrado profissional em ensino de Física.

Palavras-chave:
 revisão bibliográfica , mestrado profissional, ensino de ciências


Agência de fomento:
CNPq