Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 429-1

Poster (Painel)


429-1

A análise sobre indícios da aprendizagem sobre Biotecnologia em um projeto de trabalho em aulas de Ciências

Autores:
Oliveira, C. A. I. de1, Ferreira, Maira1, Sangiogo, Fábio André 1
1 UFPEL - Universidade Federal de Pelotas

Resumo:
O texto apresenta uma proposta de ensino desenvolvida nas aulas de Ciências do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública, na qual o tema Tecnologia foi trabalhado, de forma contextualizada, a partir da pedagogia de projetos e na organização do currículo através de projetos de trabalho (HERNÁNDEZ, 1998 e HERNÁNDEZ; VENTURA, 2009). A metodologia de análise fundamenta-se nos pressupostos da análise microgenética, de acordo com a perspectiva histórico-cultural de Vigotski (2001). Os trechos das aulas, com base nas escritas e nos diálogos dos estudantes, nos registros do diário de bordo da professora e nas gravações em áudio, possibilitaram perceber indícios de elaboração conceitual dos assuntos trabalhados e de relação da Biotecnologia com o cotidiano.

Palavras-chave:
 Tecnologia, Ensino, Aprendizagem, Análise microgenética, Vigotski