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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 421-1

Poster (Painel)


421-1

A UNESCO e suas formulações para a educação: o ensino de ciências em debate

Autores:
Rodrigo Borba1, Carolina Andrade2, Alessandra Soares3, Cláudia Piccinini2
1 FE/UFRJ - Faculdade de Educação/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2 COLEMARX - UFRJ - Coletivo de Estudos em Marxismo e Educação - UFRJ, 3 IB/UFRJ - Instituto de Biologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro

Resumo:
Analisamos a participação de organismo internacional de grande influência econômica, como agente da elaboração e legitimação das políticas que orientam a educação de países periféricos. Diante do cenário de disputas ideológicas, investigamos três documentos da UNESCO que tratam da Educação e do Ensino de Ciências no Brasil, buscando, com nossa pesquisa, indicar as ideias centrais dessa agência para a formação da classe trabalhadora e problematizar possíveis consequências para a educação científica no país. Além disso, também refletimos sobre a noção de educação veiculada nos documentos em pauta, bem como discutimos as implicações que essas percepções podem acarretar se apropriadas pelo campo do Ensino de Ciências da forma como estão prescritas. Concluímos que a relação público-privado na educação brasileira é historicamente controversa e problemática para a emancipação da classe trabalhadora, insistindo em uma formação ora centrando em conceitos difusos, como qualidade, ora reeditando o paradigma tecnicista.

Palavras-chave:
 concepções educacionais, EPT, formação de professores, políticas públicas, relação público-privado