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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 408-1

Poster (Painel)


408-1

Formação de Professores de Química em instituições estaduais baianas: um olhar para a Prática como Componente Curricular

Autores:
QUEIROZ, I. R. L.1, MELO, J. S.2, MASSENA, E. P.2
1 UFBA - Universidade Federal da Bahia, 2 UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz

Resumo:
Entendendo a prática como o ponto de partida e de chegada do processo de formação do professor, consideramos que a Prática como Componente Curricular (PCC) deve assumir um papel amplo no processo formativo. Assim, neste trabalho tivemos como objetivo investigar de que forma os cursos de Licenciatura em Química das IES estaduais baianas implementaram a carga horária destinada à PCC. Para isso, analisamos à luz da análise textual discursiva o Projeto Acadêmico Curricular (PAC) de três cursos de Licenciatura em Química de três Instituições de Ensino Superior estaduais da Bahia. Através da análise dos PACs verificamos que o espaço destinado a PCC encontra-se presente desde o inicio do curso, permeando toda formação. Além disso, a carga horária prevista na resolução CEN/CP n°2 de 2002 está sendo atendida.

Palavras-chave:
 formação de professores, prática como componente curricular, currículo


Agência de fomento:
CAPES