Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 396-1

Poster (Painel)


396-1

Ciências nas Séries Iniciais: que ensino é esse?

Autores:
Marques, S. G.1, HUNSCHE, S.1
1 UNIPAMPA - Universidade Federal do Pampa

Resumo:
A pesquisa visa caracterizar o ensino de ciências nos anos iniciais em uma escola no interior do estado do Rio Grande do Sul. Ou seja, investigar em que momento e de que forma ocorre o ensino de ciências e em que aspectos a formação do professor influencia no processo de ensino e aprendizagem. Para tal, foi conduzida uma entrevistada semiestruturada com cinco docentes da escola. Gravadas e transcritas, as entrevistas foram analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados encontram-se sistematizados em três categorias emergentes: (i) Currículo de Ciências dos Anos Iniciais; (ii) Abordagens e metodologias variadas; (iii) Formação Inicial e Continuada e o ensino de ciências nos anos iniciais. Sinaliza-se a necessidade de ampliação de espaços formativos que visem fornecer subsídios teóricos e metodológicos a professores de anos iniciais do ensino fundamental para trabalharem ciências em suas aulas, em especial para aqueles que possuem formação inicial em pedagogia.

Palavras-chave:
 Ciências, curriculo, formação de professores, anos iniciais