Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 385-1

Poster (Painel)


385-1

As potencialidades do parque de diversão para o ensino de Ciências

Autores:
SILVA, M.M1, SILVA, V.N.1, BORGES, E. F.M.1, BARRIO, J.B.M.1
1 UFG - UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Resumo:
Os debates proporcionados durante a disciplina de Espaços Não Formais do P.P.G.E.C.M. foram engajadores para a investigação acerca das potencialidades dos parques de diversão para o ensino de Ciências. Este trabalho objetivou a reflexão acerca das propostas que podem ser desenvolvidas em um espaço não formal, o Parque Mutirama, que por seu aspecto lúdico envolve os alunos e funciona como completo ao ensino formal. Propõe-se, também, compreender as possibilidades que o espaço pode oferecer ao professor de diferentes áreas de conhecimento no desenvolvimento dos conteúdos curriculares através de inúmeras atividades interdisciplinares. Nesse viés, verificamos a pluralidade de ações educacionais que podem contribuir no processo de aprendizagem. Os resultados mostram que esse espaço, evidencia caminhos que possam possibilitar ações educativas que contribuam para uma aprendizagem significativa dos conhecimentos e, que auxiliem o aluno na compreensão dos conceitos estudados dentro na escola.

Palavras-chave:
 Espaço não formal, Interdisciplinaridade, Mutirama


Agência de fomento:
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior