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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 382-1

Poster (Painel)


382-1

Análise dos conhecimentos sobre evidência e justificativa de licenciandos de Química

Autores:
Stefannie de Sá Ibraim1, Rosária Justi1
2 UNB - Universidade de Brasília, 3 UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Resumo:
Apresentamos uma análise dos conhecimentos de licenciandos de Química sobre argumentação, em especial, sobre os conhecimentos de evidências e justificativas, a partir da mobilização destes para dar suporte a afirmativas de conhecimento científico. Onze licenciandos responderam um questionário. A análise das respostas foi realizada a partir da definição de evidência e justificativa presente na literatura e de critérios discutidos e estabelecidos entre as pesquisadoras. Os dados indicam que os licenciandos têm dificuldade de apresentar evidências e justificativas para afirmativas envolvendo conhecimento químico e de relacioná-las; e enunciam leis e princípios como justificativas para o conhecimento científico. Diante disso, apontamos a necessidade de os licenciandos vivenciarem um ensino explícito de argumentação e terem oportunidades de desenvolver seus conhecimentos científicos a partir de uma abordagem argumentativa – o que pode contribuir para que eles tenham condições de refletir sobre essa perspectiva para o ensino de conteúdo.

Palavras-chave:
 Argumentação, Conhecimento científico, Professores em formação inicial


Agência de fomento:
CAPES, CNPq e FAPEMIG