Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 376-1

Poster (Painel)


376-1

Inovação Educacional na pesquisa sobre formação continuada de professores Ciências

Autores:
LIMA, S.C1,2, NARDI, R.1
3 UNESP-BAURU - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - , 4 UFU - Universidade Federal de Uberlândia

Resumo:
Esta comunicação constitui-se em um recorte de uma pesquisa de doutorado em andamento, que analisa aspectos da inovação educacional presentes em um curso de formação continuada para professores em serviço nos anos inicias de uma rede pública municipal de ensino. A pesquisa procura elucidar em sua questão central, como as características desta parceria, bem como do curso proporcionaram inovações a pesquisadores, coordenadores e professores em serviço. Para tanto, em uma primeira das etapas da pesquisa houve a necessidade de definir o que entendemos por inovação educacional e como esta temática está presente em trabalhos recentes e que envolveram formação de professores. A análise dos dados recolhidos indica pertinência de vários dos estudos com nossa temática e indícios de critérios que poderão ser caracterizados como constituintes de práticas educativas inovadoras, tanto para pesquisadores como para os professores da educação básica que participam desta parceria. FAPEMIG E CNPQ

Palavras-chave:
 Ensino de Ciências, Formação continuada de professores, Inovação Educacional, Anos iniciais do Ensino Fundamental


Agência de fomento:
FAPEMIG E CNPQ