Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 371-1

Poster (Painel)


371-1

Aula de campo para debater as temáticas de educação não formal e sustentabilidade: uma prática além da sala de aula

Autores:
Aline de Paula Nunes1, Amanda de Oliveira Souza Santos1, Emanuela Nascimento Alves1, Luanda Firme de Mello1, Régisson da Silva1, Sidnei Quezada Meireles Leite1
1 IFES -CEFOR - INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO

Resumo:
O objetivo deste trabalho foi o de estudar uma formação continuada de profissionais da educação em sustentabilidade na perspectiva da totalidade. O objeto de estudo se constituiu em uma aula de campo, planejada em 3 etapas, i.e., Pré-campo, Campo e Pós-Campo, no Museu Inhotim, localizado na cidade de Brumadinho, no Estado de Minas Gerais, e envolveu 31 estudantes de mestrado da área de Ensino, de uma instituição de ensino superior do Estado do Espírito Santo, Brasil. Tratou-se de uma investigação qualitativa sobre uma prática pedagógica, apoiada em observações, fotografias, rodas de conversas e relatos escritos produzidos pelos estudantes. O estudo revelou algumas correlações existentes entre a relação teoria-prática da intervenção pedagógica e cinco dimensões da sustentabilidade, i.e., sustentabilidade social, econômica, ecológica, espacial, e cultural, corroborando a perspectiva das Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica.

Palavras-chave:
 aulas de campo, sustentabilidade, formação continuada de professores, museu de arte contemporânea, jardim botânico


Agência de fomento:
INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO- IFES