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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 362-1

Poster (Painel)


362-1

A Interação museu-escola e o referencial das ilhas interdisciplinares de racionalidade

Autores:
Guilherme do Amaral Carneiro1, Osmar Cavassan1
2 UNESP CAMPUS BAURU - Un. Est. Paulista , 3 UNESP CAMPUS BAURU - Un. Est. Paulista "Júlio de Mesquita Filho Campus Bauru

Resumo:
O objetivo deste trabalho é apresentar um referencial teórico-metodológico que traga reflexões a respeito da relação museu-escola. A proposta das Ilhas Interdisciplinares de Racionalidade (IIR) e o pensamento epistemológico do filósofo francês Gérard Fourez serviram como suporte teórico e inspiraram a prática desta investigação. A proposta supõe um ensino de ciências que leva em consideração as múltiplas dimensões de um problema, como a econômica, social e a cultural, baseada na interação, no diálogo e no questionamento. O pesquisador propôs uma IIR para identificar as potenciais contribuições da proposta nesta interação. Utilizou métodos qualitativos de coleta e análise de dados. Os dados obtidos apontam para uma interação museu-escola que proporcionou o início do processo de alfabetização científica de estudantes do ensino fundamental, além de contribuições para a formação de professores e na concepção de roteiros de museus de ciências baseados na racionalidade interdisciplinar.

Palavras-chave:
 educação em ciências, educação em museus, Gérard Fourez, pesquisa ação, CTSA


Agência de fomento:
CAPES