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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 349-1

Poster (Painel)


349-1

Atratividade e permanência na carreira docente: um estudo sobre o encaminhamento profissional de licenciados em química

Autores:
Gabriela Agostini1, Luciana Massi2
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista, 2 UNESP - Universidade Estadual Paulista

Resumo:
Este trabalho analisa a trajetória de egressos de um curso de licenciatura em química. Através de um questionário, entrevistas e retratos sociológicos investigamos o encaminhamento profissional, os principais fatores da escolha e da permanência na carreira docente. Verificamos que o ingresso no curso foi devido, principalmente, a influências externas, a possibilidade de atuar em diferentes profissões e a baixa concorrência. No decorrer da graduação, atividades extracurriculares motivaram os alunos a seguirem a docência e a pesquisa em química desviou dessa atuação. Dos egressos, 13/18 atuaram como professores: 9 continuam na carreira motivados pela relação com os alunos; 4 abandonaram diante de outros planos, pouca valorização e experiências negativas no trabalho. Concluímos que fatores estruturais, como condições precárias de trabalho, podem levar ao abandono e fatores condicionais, como outras possibilidades profissionais, fazem com que a docência não seja prioridade e que os licenciados desistam quando surge outra oportunidade profissional.

Palavras-chave:
 atratividade da docência, encaminhamento profissional, licenciatura em química


Agência de fomento:
CAPES, FAPESP e PROPe UNESP