Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 348-1

Poster (Painel)


348-1

A Investigação Temática e a concepção de conteúdo escolar

Autores:
Geovana Mulinari Stuani4, MAESTRELLI1, DELIZOICOV3
2 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 3 UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitaria da Região de Chapecó, 4 NUEG - Núcleo de Estudos em Ensino de Genética, Biologia e Ciências, 5 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, 6 UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo:
O presente artigo é um recorte da tese de doutorado que discute a formação de professores. Neste trabalho abordaremos as contribuições da Investigação Temática para a formação de professores, a partir da concepção de conteúdo escolar. A pesquisa é qualitativa e envolveu 12 professores de Ciências, sendo seis professores que participaram do Movimento de Reorientação Curricular via Tema Gerador (MRCTG) e seis professores que não participaram. A coleta dos dados deu-se através de uma entrevista semiestruturada e de um encontro denominado trabalho coletivo. As análises apontam para as dificuldades encontradas pelos professores no processo de formação, mas também os avanços na compreensão do papel do conteúdo escolar.

Palavras-chave:
 Conteúdo Escolar, Formação de professores, Investigação Temática


Agência de fomento:
FUMDES