Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 343-1

Poster (Painel)


343-1

Formação Inicial de Professores de Química: análise de um processo formativo envolvendo a Resolução de Problemas

Autores:
SALES MENDES, A. M. V.1, BATINGA, V. T. S.1
1 UFRPE - Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo:
Este trabalho centra-se na análise de tarefas propostas para um processo formativo (PF) sobre o Ensino e a Aprendizagem baseados na Resolução de Problemas (EABRP), a partir de categorias da Teoria da Atividade de Leontiev (1985). Os resultados da análise indicam que as tarefas se constituem como potenciais atividades de aprendizagem, pois apresentam intencionalidade e sistematização, além de promover uma relação dialética entre os sujeitos envolvidos e os componentes da atividade, gerando maiores possibilidades de apropriação do conhecimento sobre o EABRP.

Palavras-chave:
 formação inicial, resolução de problemas, química, teoria da atividade


Agência de fomento:
CAPES