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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 312-1

Poster (Painel)


312-1

A Programabilidade da Física de Partículas Elementares no Caderno do Aluno do Estado de São Paulo

Autores:
Gombrade, R1, Londero, L1
1 UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Resumo:
Analisamos como a Física de Partículas Elementares é apresentada na proposta curricular do Estado de São Paulo, mais especificamente no caderno do aluno. Procuramos resposta para a seguinte questão: quais os vestígios do processo de programabilidade relacionado à Física de Partículas Elementares presentes no caderno do aluno do estado de São Paulo? A análise permitiu inferir que a origem e a história do saber sábio não são ignoradas, uma vez que são discutidas as contribuições de diversos cientistas, além do material fazer uso de tabelas, imagens, fotos etc. Quanto à programabilidade, entendemos que o material apresenta uma sequência lógica ao discutir a física de partículas desde a Grécia Antiga, passando pelo modelo dos quarks e pela contribuição do LHC. Concluímos dando suporte à ideia de que as características avaliadas podem gerar uma valorização da figura do cientista e uma concepção mais correta sobre o funcionamento da ciência.

Palavras-chave:
 Partículas Elementares, Programabilidade, Caderno do aluno