Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 306-1

Poster (Painel)


306-1

Análise de um episódio interativo entre estudantes de um curso de Licenciatura em Física sobre aspectos didático-pedagógicos do enfoque CTS

Autores:
DECONTO, D. C. S.1,2, CAVALCANTI, C. J. H.2, OSTERMANN, F.2
1 IFRS - Instituto Federal do Rio Grande do Sul, Campus Caxias do Sul, 2 UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumo:
Este trabalho tem por objetivo investigar a compreensão de aspectos didático-pedagógicos do enfoque CTS desenvolvida por um grupo de estudantes do curso de Licenciatura em Física. Para isso, busca-se, por meio do pensamento bakhtiniano, analisar um episódio interativo no qual os estudantes discutem sobre a perspectiva CTS. A partir da análise dos dados é possível afirmar que os estudantes compreendem o enfoque CTS como um ensino preocupado com a aprendizagem de conceitos científicos, mas também com as relações entre esses conteúdos e a tecnologia, bem como com aspectos sociais. Além disso, compreendem que CTS representa um ensino preocupado em problematizar a concepção de ciência neutra, em propiciar questionamentos sobre as interferências que esta sofre e com a identificação dos personagens do cenário sociocultural que estão envolvidos nas ações influenciadoras.

Palavras-chave:
 perspectiva CTS, Bakhtin, ensino de Física