Imprimir Resumo


XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 302-1

Poster (Painel)


302-1

Ensino de Biologia por investigação experimental: avaliação do entendimento da construção de conhecimento em Biologia por um grupo de alunos do ensino médio em uma sequência de atividades experimentais

Autores:
João Vieira1, Daniel Manzoni - de - Almeida1
1 FEUSP - Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Resumo:
Este trabalho teve como objetivo estudar como um grupo de alunos do ensino médio desenvolveu investigações experimentais durante uma sequência de aulas. A proposta de pesquisa era de caráter qualitativo, com foco na caracterização das interações discursivas e das práticas epistêmicas identificadas nas falas de alunos e professores. A sequência analisada constituía parte do Projeto UFMG & Escolas, do Departamento de Bioquímica e Imunologia do ICB, UFMG. Os procedimentos de registro foram gravações em áudio e vídeo, e a análise de dados incluiu transcrições, construção de mapas de interações, construção e identificação de categorias epistêmicas. Nossos resultados mostraram que os alunos desenvolveram experimentos a partir da formulação de hipóteses e, testando-as com modelos experimentais, obtiveram resultados e conclusões. Na análise das categorias epistêmicas, observamos a maior aparição da categoria “Questionamento”, nas falas dos professores; já nas falas dos alunos, a categoria com maior aparição foi a de “Explicação”.

Palavras-chave:
 ensino de biologia, ensino de ciências, ensino por experimento