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XI ENPEC :: XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências
Resumo: 301-1

Poster (Painel)


301-1

As teorias ácido-base a partir do referencial dos Multimodos e das Múltiplas Representações

Autores:
Elaine da Silva Ramos1,2, Maysa de Fátima Moraes Frauzino1, Carlos Eduardo Laburú1
1 UEL - Universidade Estadual de Londrina, 2 IFPR - Instituto Federal do Paraná - Campus Telêmaco Borba

Resumo:
Dentre as linhas de pesquisa da educação científica que vem se destacando pela busca da compreensão e estímulo a formulação de novos significados realizados pelos estudantes é o referencial dos multimodos e das múltiplas representações. Quando se utiliza esse referencial o ensino-aprendizagem podem se tornar mais significativo, pois auxiliam a capacidade de integração de diferentes modos de raciocínio, realizam processos e podem reformular suas descobertas científicas. Um dos conceitos científicos que pode ser trabalhado a partir desse referencial são as teorias ácido-base, comumente trabalhadas de forma sucinta, não contemplando a construção das teorias do século XX. Uma das formas de tentar melhorar o ensino-aprendizagem desse conceito é por meio do laboratório didático como um espaço para o estímulo da multimodalidade representacional. O objetivo desse trabalho é evidenciar a importância de trabalhar a perspectiva da experimentação científica embasada nos referenciais da Multimodalidade e das Múltiplas Representações no ensino das teorias ácido-base.

Palavras-chave:
 Ensino de Química, Laboratório Didático, Multimodos e Múltiplas Representações, Teorias ácido-base